Disponibilidade de fósforo para plantas de milho cultivadas com fertilizante organomineral e fosfato monoamônico
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v13i3.7659
Agências de fomento
CAPES, Fundação Araucária
Palavras-chave:
Zea mays L., adsorção de fósforo, Umostart, MAP.Resumo
Fertilizantes organominerais podem incrementar o teor de nutrientes dos fertilizantes e também podem aumentar a eficiência dos fertilizantes minerais. Desta forma, o trabalho teve o objetivo de avaliar a disponibilidade de P do fertilizante organomineral Umostart em comparação com fosfato monoamônico em plantas de milho. Foi conduzido um experimento em casa de vegetação no município de Marechal Candido Rondon – PR, em delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições e com arranjo fatorial 5x2x2. Foram avaliadas cinco doses de P (0, 75, 150, 225 e 300 mg dm-3), duas fontes (Umostart e MAP-Fosfato Monoamônico) e dois solos, argiloso (LVef) e arenoso (PVd). Aos 30 dias após semeadura foi avaliado a produção de matéria seca da parte aérea e raízes, assim como determinado os teores de N, P e K na parte aérea e teores P e K no solo. No solo argiloso, a produção de matéria seca de raiz foi maior quando adubado com o Umostart em comparação com o MAP. Doses superiores a 200 mg dm-3 de P não resultaram em incremento da matéria seca da parte aérea para ambas as fontes. A disponibilidade de P do Umostart foi menor em solo argiloso. No solo arenoso, o MAP apresentou liberação de N e P superior.Downloads
Publicado
10-09-2014
Como Citar
LANA, M. do C.; RAMPIM, L.; SCHULZ, L. R.; KAEFER, J. E.; HARTMANN-SCHIMIDT, M. A.; RUPPENTHAL, V. Disponibilidade de fósforo para plantas de milho cultivadas com fertilizante organomineral e fosfato monoamônico. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 198–209, 2014. DOI: 10.18188/sap.v13i3.7659. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/7659. Acesso em: 10 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.