Controle biológico de Mycosphaerella fragariae na cultura do morangueiro
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v14i4.9544Palavras-chave:
controle alternativo, Bacillus cereus, Saccharomyces boulardii, Saccharomyces cerevisiaeResumo
A Mancha de Mycosphaerella é uma das principais doenças foliares da cultura do morangueiro, podendo ocupar grandes proporções de área foliar e desta maneira reduzindo a área fotossintetizante. Seu controle se dá principalmente pelo uso de fungicidas químicos, porém, devido à crescente demanda por alimentos livres do uso de agrotóxicos, é que se tem pesquisado métodos alternativos de controle, como o controle biológico de doenças. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do tratamento de plantas de morangueiro com os agentes de controle biológico Bacillus cereus, Saccharomyces boulardii e Saccharomyces cerevisiae, sobre a severidade de Mycosphaerella fragariae, a produtividade das plantas tratadas e a atividade das enzimas β-1,3 glucanases, peroxidases e quitinases. Observou-se que aplicações de S. cerevisiae e B. cereus tiveram resultados semelhantes ao fungicida para controle da doença; porém, mesmo controlando o desenvolvimento da doença, isto não significou acréscimo na produtividade; e os diferentes agentes de controle utilizados não causaram alterações nos mecanismos de defesa avaliados.Downloads
Publicado
11-12-2015
Como Citar
HELING, A. L.; KUHN, O. J.; STANGARLIN, J. R. Controle biológico de Mycosphaerella fragariae na cultura do morangueiro. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 14, n. 4, p. 221–228, 2015. DOI: 10.18188/sap.v14i4.9544. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/9544. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.