ESCRAVIDÃO, AFRICANOS E AFRODESCENDENTES NA “CIDADE MAIS EUROPEIA DO BRASIL”: IDENTIDADE, MEMÓRIA E HISTÓRIA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v20i1.13138Resumo
Neste artigo vou argumentar que a identidade regional do Paraná e, em especial aquela relacionada à sua capital, se constituiu a partir de narrativas históricas que, produzidas desde século XIX, tenderam a obscurecer – ou mesmo negar – a relevância da escravidão e a importância da presença de africanos e seus descendentes na população local. Além disso, pretendo apresentar possibilidades de intervenção por meio de uma produção que, inserida na vertente do que hoje se denomina História Pública, possa favorecer a reconstituição de tal identidade, fazendo-a mais democrática
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.