Sport, City, Modernity: Chaplin’s Ironies
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v20i1.13794Abstract
Cinema and sport are phenomena that have settled and have paths that crossed during the second half of the 19th century and the following century. In this study, we intend to discuss representations of modernity in one of these fruitful meetings between the two languages, promoted in the work of one of the greatest artists of world cinema: Charles Chaplin. We research eight short films produced between 1914 and 1921 and suggest that they, through humor and impeccable domain scenic and dramaturgical, made a critique of modernity, of some of his more accustomed themes. If Charlie’s body is the main vehicle of your approach, such films also show the importance of sports as an expression of modern experience.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.