ESPORTE, CIDADE, MODERNIDADE: IRONIAS CHAPLINIANAS
DOI :
https://doi.org/10.36449/rth.v20i1.13794Résumé
Cinema e esporte são fenômenos que se conformaram e têm trajetórias que se cruzaram no decorrer da segunda metade do século XIX e centúria seguinte. Neste estudo, pretendemos discutir representações sobre a modernidade em um desses profícuos encontros entre as duas linguagens, promovidos na obra de um dos maiores artistas do cinema mundial: Charles Chaplin. Trabalhamos com oito curtas produzidos entre 1914 e 1921. Sugerimos que nessas películas se entabula, por meio do humor e com impecável domínio cênico e dramatúrgico, uma crítica à modernidade, ironizando-se alguns de seus temas mais afeitos. Se o corpo de Carlitos é o veículo principal de sua abordagem, tais filmes mostram ainda a importância da prática esportiva como expressão da experiência moderna.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.