O ENJEITADO NA SUA “QUALIDADE”: A EQUIDADE SOCIAL E OS EXPOSTOS NO RIO GRANDE DE SÃO PEDRO (SÉC. XVIII-XIX)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v20i2.15794Resumo
O presente artigo aborda a exposição de crianças, fenômeno amplamente praticado e tolerado em nosso passado colonial e imperial: trata-se do ato de abdicar da criação de um(a) filho(a) o abandonando em um lugar ermo ou na porta de uma casa. O espaço de nossa análise é o continente do Rio Grande de São Pedro, especificamente, a localidade de Porto Alegre, sede da província, e Rio Pardo, localizada a noroeste, fazendo fronteira com a banda oriental. A proposta é discutir a condição social do exposto a partir de sua classificação racial e posição na hierarquia social. Assim, a partir da cor ou da ausência dessa informação nas fontes produzidas durante o século XVIII até meados do XIX, procuramos problematizar a prerrogativa de que grande parte dos expostos eram brancos, bem como, na qualidade de expostos, negros e mestiços poderiam desordenar a equidade social, princípio jurídico do Antigo Regime. Para essa análise nos detemos no cruzamento nominativo de fontes eclesiásticas e administrativas como recurso metodológico, amparado pela Micro-História e a História Social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.