SOBRE A MOVIMENTAÇÃO SOCIAL DE TRABALHADORES: NARRATIVAS ORAIS E OS SENTIDOS DA TERRITORIALIZAÇÃO NO OESTE DO PARANÁ SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX E INÍCIO DO SÉCULO XXI

Autores

  • Carlos Meneses de Sousa SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v21i1.17090
Agências de fomento

Resumo

O artigo aborda posicionamentos de trabalhadores que se movimentam pelo território brasileiro, destacando aspectos da dinâmica de tensão e desigualdades vividas por eles. Explora os sentidos que atribuem a essas movimentações; as ponderações promovidas ao deixarem não apenas uma determinada localidade, mas as relações que buscaram interromper. A territorialidade sugerida discute trabalhadores que vieram ao Oeste do Paraná entre meados do séc. XX e início do séc. XXI, perscrutando suas expectativas, interesses e valores frente às mudanças almejadas. Um modo de acessar as visões que formularam sobre as relações de poder, o que permite apontar alternativas distintas de trabalho, possibilidades de moradia e formas de sociabilidade – elementos expressos em sua condição de classe. Isto é feito por meio da utilização de entrevistas orais (tanto em documentação produzida por mim como por uma narrativa produzida por outro historiador), explorando sentidos de formulação, elaboração e uso; discutindo implicações de tal conduta.

Downloads

Publicado

20-06-2017

Como Citar

SANTOS, C. M. de S. SOBRE A MOVIMENTAÇÃO SOCIAL DE TRABALHADORES: NARRATIVAS ORAIS E OS SENTIDOS DA TERRITORIALIZAÇÃO NO OESTE DO PARANÁ SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX E INÍCIO DO SÉCULO XXI. Tempos Históricos, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 39–69, 2017. DOI: 10.36449/rth.v21i1.17090. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/17090. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático