SOBRE A MOVIMENTAÇÃO SOCIAL DE TRABALHADORES: NARRATIVAS ORAIS E OS SENTIDOS DA TERRITORIALIZAÇÃO NO OESTE DO PARANÁ SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX E INÍCIO DO SÉCULO XXI
DOI :
https://doi.org/10.36449/rth.v21i1.17090Résumé
O artigo aborda posicionamentos de trabalhadores que se movimentam pelo território brasileiro, destacando aspectos da dinâmica de tensão e desigualdades vividas por eles. Explora os sentidos que atribuem a essas movimentações; as ponderações promovidas ao deixarem não apenas uma determinada localidade, mas as relações que buscaram interromper. A territorialidade sugerida discute trabalhadores que vieram ao Oeste do Paraná entre meados do séc. XX e início do séc. XXI, perscrutando suas expectativas, interesses e valores frente às mudanças almejadas. Um modo de acessar as visões que formularam sobre as relações de poder, o que permite apontar alternativas distintas de trabalho, possibilidades de moradia e formas de sociabilidade – elementos expressos em sua condição de classe. Isto é feito por meio da utilização de entrevistas orais (tanto em documentação produzida por mim como por uma narrativa produzida por outro historiador), explorando sentidos de formulação, elaboração e uso; discutindo implicações de tal conduta.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.