MÍDIAS E JUVENTUDES: REPRESENTAÇÕES DA JUVENTUDE NEGRA EM PROPAGANDAS

Autores

  • João Gabriel do Nascimento NGANGA Instituto de História Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v22i1.17599

Palavras-chave:

Propaganda, juventude negra, identidades, imaginário e racismo

Resumo


Este artigo tem como intuito problematizar e analisar propagandas impressas publicadas na revista Veja e veiculadas no canal de comunicação Globo no período de 2001 a 2010, no que se refere as representações da população negra, em particular da juventude negra, que são produzidas, reproduzidas e difundidas por meio dessas mídias. Reflito ainda acerca das possíveis influências dessas propagandas sobre o imaginário social e por seguinte, nas (des) e (re) construções identitárias da juventude negra no Brasil.

Biografia do Autor

João Gabriel do Nascimento NGANGA, Instituto de História Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros Universidade Federal de Uberlândia

Atualmente está como Visiting Scholar na University of Minnesota. Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) e mestrado em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é doutorando em História pelo Programa de PósGraduação em História da UFU. É membro/pesquisador associado do Núcleo de Estudos AfroBrasileiros da Universidade Federal de Uberlândia (NEABUFU). Possui experiência como professor de ensino fundamental, médio, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e prévestibulares. É também produtor cultural, atuando na elaboração, produção e organização de projetos socioculturais, com ênfase em Cultura AfroBrasileira. Tem experiência em formação de professoras/es e gestores públicos para a implementação da Lei Federal 10.639/03. E na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade racial, identidades, imaginário social, racismo, mídia, juventude, ativismo negro e educação para as relações étnicoraciais. É parecerista ad hoc de periódico nacional. Em 2015 recebeu o prêmio de “Honra ao Mérito” da Comissão da Igualdade Racial da 13ª Subseção da OABMG em agradecimento as contribuições para/com o Movimento Negro da cidade de Uberlândia.

Downloads

Publicado

12-08-2018

Como Citar

NGANGA, J. G. do N. MÍDIAS E JUVENTUDES: REPRESENTAÇÕES DA JUVENTUDE NEGRA EM PROPAGANDAS. Tempos Históricos, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 478–507, 2018. DOI: 10.36449/rth.v22i1.17599. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/17599. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos