ONDE MORAM OS POBRES: HABITAR E DISPUTAR A CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v21i1.17091Abstract
Este artigo discute aspectos referentes às diferentes formas de luta pela cidade, bem como as tentativas do poder público de impor formas de morar e viver à população mais pobre de Uberlândia, MG, entre as décadas de 1960 e 1990. Igualmente, analisamos os conflitos vividos em torno da habitação e, ainda, as formas com que diferentes mandatos do poder executivo local lidaram com as políticas habitacionais, utilizando-as tanto para favorecer determinados grupos econômicos quanto para se aproximar da população. Ao longo da reflexão interpretamos os lugares e modos de morar, procurando questionar noções comuns como “moradia popular” e “moradia de pobres”, as quais carregam conotações políticas e culturais acerca dos modos de viver dos sujeitos. Estes, por vezes, incorporaram aquelas essas noções e, ao mesmo tempo, dialeticamente, devolveram ao poder público pautas e reivindicações que mudaram seus bairros, transformaram necessidades em direitos e reordenaram correlações de força.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.