“ROMPENDO COM A NATUREZA ARTESANAL DE NOSSO FUNCIONAMENTO”. AÇÕES ARMADAS, REDES SOCIAIS E PRAGMATISMO DO PCBR DURANTE A DÉCADA DE 1980
DOI :
https://doi.org/10.36449/rth.v21i2.17780Mots-clés :
Partido Comunista Brasileiro Revolucionário, Partido dos Trabalhadores, Redemocratização, Nova República, Esquerdas ArmadasRésumé
O artigo analisa a tentativa de assalto a banco executada pelo Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) na Bahia em 1986 e os conflitos resultantes dela, envolvendo principalmente o Partido dos Trabalhadores (PT). A frustração do assalto revelou controversos meios usados por militantes do PCBR para obter recursos financeiros com finalidades político-partidárias, vinculando-o a ações de luta armada típicas das décadas anteriores, comportamento em franco descenso entre as esquerdas naquele período. Uma análise mais detida sobre o assalto em Salvador revela profundos conflitos sociais, políticos e jurídicos que marcaram a redemocratização do Brasil pós-ditadura e permite compreendê-lo para além da frequente ignomínia com a qual ele é explicado.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.