IMIGRAÇÃO, AGRICULTURA E ESCRAVIDÃO: FORMAS DE INSERÇÃO SOCIAL E ATUAÇÃO ECONÔMICA DE PORTUGUESES NO LITORAL SUL DA CAPITANIA DE SÃO PAULO (VILAS DE ANTONINA E PARANAGUÁ, 1783-1808)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v22i2.18695Keywords:
Agricultura, Escravidão, Imigração portuguesaAbstract
Neste estudo é empreendida uma investigação sobre os processos de inserção e diferenciação social de três imigrantes portugueses nas vilas paulistas de Antonina e Paranaguá, entre as décadas de 1780 e 1800. Primeiro, é evidenciado que havia portugueses que, no contexto dos aludidos municípios, se dedicaram à agricultura. Nesse âmbito, o principal indicador do poder econômico e da consistência do enraizamento social dos imigrantes agricultores era a capacidade de formação de uma escravaria. Segundo, argumenta-se que os portugueses dedicados à vida agrária eram social e economicamente desiguais. Terceiro, é destacado que uma das formas de envolvimento de portugueses na vida econômica do litoral sul paulista era a participação no agenciamento do trabalho de escravos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.