Projeto Nacional e desenvolvimento: os limites do nacionalismo na defesa dos recursos energéticos brasileiros (1930-1960)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v12i2.2213Keywords:
energia, nacionalismo, disputas políticas, Petrobrás e EletrobrásAbstract
O artigo busca discutir o processo de formação da Petrobrás e da Eletrobrás no contexto de crescimento dos posicionamentos nacionalistas na política brasileira. O projeto das duas empresas condicionava-as à responsabilização pelo domínio de um dos setores estratégicos mais importantes para a industrialização, a produção de energia, que, no entender dos nacionalistas devia ser controlado e desenvolvido por meio de ações estritamente estatais. A adesão ao projeto da Petrobrás, como uma estatal monopolista no setor petrolífero, foi quase que incondicional, com uma grande mobilização da sociedade civil e dos grupos políticos. De outro lado, o projeto da Eletrobrás para o setor elétrico nos moldes da Petrobrás sofreu restrições de grupos empresariais, como as antigas concessionárias estrangeiras, e levou mais tempo para ser aprovado.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.