Ciência e território em uma revista literária nos primeiros anos da República
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v13i2.4358Palabras clave:
história da ciência, imprensa e territórioResumen
Este artigo visa analisar como em um perÌodo de instabilidade política, como o início da República brasileira, a questão do território foi vista pelos cientistas e literatos. O ponto de contato entre aqueles intelectuais era a colaboração em um importante periódico da época, a Revista Brasileira. Os estudos dos periódicos cientÌfico-literários do final do século XIX nos abrem espaço para pensar na relação entre público e ciência. Muito provavelmente era através destas publicações que os leitores tomavam conhecimento das atividades dos cientistas e estas revistas também serviam para que a comunidade científica brasileira em formação soubesse das expectativas da sociedade. O tema do território nacional é privilegiado por permitir analisar como esta dupla determinação se articulava, um momento matricial do pensamento social brasileiro.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.