Narrative Cueing: a música como elemento de conotação na tradição cinematográfica norte-americana
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v15i1.5691Keywords:
música de cinema, características de composição, cinema clássico norte-americanoAbstract
O cinema é uma das expressões artísticas mais importantes do século XX devido ao seu nível de penetração social e à sua característica de englobar várias artes de uma só vez: visuais (cenográficas), fotográficas, teatrais, literárias (roteiros) e musicais. A música é uma das expressões artísticas mais importantes e influentes dentro do cinema, graças às suas próprias leis construtivas que consistem em parâmetros muito concretos, e que intervém na percepção de emoções e movimentos. A história cinematográfica norte-americana potenciou a relação música e cinema, já que desde o seu início esteve alimentada por numerosos compositores, arranjadores e músicos centro-europeus, os quais traziam uma forte tradição sinfônica e operística. Essa forma de linguagem estabeleceu critérios, conceitos, técnicas de composição e de correspondência da música com a imagem, as quais ainda hoje se realizam e são objeto de estudo. Este artigo pretende abordar e exemplificar alguns desses pontos no que se refere à relação música e cinemaDownloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.