Sonoridades urbanas e engajamento juvenil no Chile dos anos de 1960
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v15i1.5706Keywords:
Chile, música popular, engajamento políticoAbstract
O presente artigo objetiva analisar o cenário musical chileno dos anos de 1960 a partir de três fenômenos musicais: o Neofolclore, a Nova Onda e a Nova Canção Chilena, que renovaram o repertório popular nacional, visando modernizar a canção popular urbana. O intuito de dar uma nova “roupagem” as formas musicais folclóricas do país investe-se de significado devido a questões caras ao período, como o conflito entre a oligarquia rural do país, relacionada a uma suposta tradição musical nacional, e setores sociais emergentes, como as camadas médias e os jovens, atrelados à uma cultura urbana e transnacional, que reivindicavam inovações na sociedade.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.