Práticas da escrita de correspondências em Santa Catarina, nos anos de 1937 a 1945
DOI :
https://doi.org/10.36449/rth.v8i1.7926Mots-clés :
Correspondências, Estado Novo, Santa Catarina, relações de gêneroRésumé
Esta pesquisa analisa correspondências recebidas pelo Palácio do Governo, entre 1937 e 1945, onde constam cartas e abaixo-assinados, existentes nos acervos do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. Analisadas e interpretadas à luz dos métodos da história, estas cartas mostram que os populares se dirigiam aos governantes com narrativas de exaltação à pátria, de forma parcimoniosa e suplicante, eivados do imaginário da época que promovia a aproximação dos líderes com as massas. Percebe-se nessas relações e práticas sociais que permeiam a etnia, a geração, as relações de gênero, a classe, pedidos de clemência que perpassam a nacionalização forçada e a Segunda Guerra no Estado catarinense.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.