Imigrantes empreendedoras em São Paulo (1945-1956): Ashkenazitas, Sefarditas e Orientais
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v7i1.8052Keywords:
Gênero, Imigração, JudeusAbstract
Esse estudo enfoca as judias que imigraram no período que se estende do final da Segunda Guerra Mundial até 1956, quando o general Gamai Abdel Nasser ascendeu ao poder do Egito. Os judeus que viviam na Europa, Oriente Médio e África do Norte, proibidos de imigrar para Israel, acabaram transferindo-se para outros países, entre os quais o Brasil. Embora ainda vigorassem no país restrições à entrada de imigrantes, as cidades brasileiras receberam, terminada a Segunda Grande Guerra, os sobreviventes do Holocausto, os refugiados da Europa Ocidental e Oriental e, dos países banhados pelo Mediterrâneo. A metodologia escolhida para alinhavar a multiplicidade cultural do grupo étnico judaico foi a História Oral que através das entrevistas captou os discursos de 22 empreendedoras. Este trabalho revela outras verdades femininas, que os discursos patriarcais teimam em minimizar e permite questionar o papel das mulheres nas relações de poder entre os gêneros.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.