PROPAGANDISTA E DOUTOR: FERNANDO DO Ó E O ESPIRITISMO NACIONALISTA DOS ANOS 1940
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v21i1.14762Resumen
O pós-guerra foi caracterizado pela efervescência de reflexões sobre a condição humana. A crise e a desesperança implicaram nos projetos coletivos defendidos por diferentes grupos e instituições. Neste artigo, aborda-se o posicionamento de Fernando do Ó, intelectual e liderança espírita da cidade de Santa Maria-RS, em que se infere a recorrente associação entre espiritismo e nacionalismo como indiciários tanto do espaço de disputa na cultura religiosa brasileira quanto da conquista de espaço intelectual por parte da liderança espírita local.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.