ENTRE NORMAS ESCRITAS E PRÁTICAS COTIDIANAS: AS RELAÇÕES DE COMPADRIO NA SERRA DA MANTIQUEIRA – SÉCULOS XVIII E XIX
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v21i2.17397Palabras clave:
compadrio, normas eclesiásticas, séculos XVIII e XIX.Resumen
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as relações de compadrio que foram estabelecidas entre a população livre e escrava que se encontravam presentes nas localidades de Nossa Senhora da Conceição de Ibitipoca, Santa Rita do Ibitipoca, Ibertioga, Santana do Garambéu e São Domingos da Bocaina, nos séculos XVIII e XIX. Essas localidades estavam situadas na Serra da Mantiqueira, Minas Gerais, em uma região que foi genericamente denominada como Borda do Campo. Nesse sentido, por meio da análise dos registros paroquiais de batismo, coletados na Cúria Metropolitana de Juiz de Fora e do Arquivo da Arquidiocese de Mariana, buscaremos averiguar não somente as relações espirituais e familiares que foram estabelecidas por esses homens e mulheres, mas, também, como os interesses pessoais e as práticas cotidianas vivenciadas por esses indivíduos se sobrepunham às resoluções que foram estipuladas pelas Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.