OS TRABALHADORES NO FRIGORÍFICO ANGLO DE PELOTAS NO ACERVO DA DELEGACIA REGIONAL DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO SUL: HISTÓRIA, MEMÓRIA E FOTOGRAFIA

Autores/as

  • Aristeu Elisandro Machado LOPES Universidade Federal de Pelotas
  • Mônica Renata SCHMIDT Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v22i1.17930
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Fotografia, Frigorífico Anglo de Pelotas, Trabalho, memória

Resumen

Uma das principais indústrias que se desenvolveu nas primeiras décadas do século XX no Rio Grande do Sul foi aquela direcionada à carne processada. Frigoríficos se instalaram em cidades no interior do estado e, entre elas, Pelotas recebeu uma filial do Frigorífico Anglo. A proposta deste artigo é abordar uma parte da história e da memória dos trabalhadores durante as obras de readequação do prédio do frigorífico a partir da análise das informações que se encontram nos dados do Acervo da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul. A DRT/RS faz parte das políticas direcionadas aos trabalhadores na década de 1930 e era o órgão responsável pela confecção das carteiras profissionais. Dessa forma, almeja-se abordar não apenas as informações, mas também as fotografias 3x4 fornecidas no momento da solicitação do novo documento.

Biografía del autor/a

Aristeu Elisandro Machado LOPES, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em História/UFRGS. Professor Adjunto IV do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas-UFPel. Pós-doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense-UFF.

Mônica Renata SCHMIDT, Universidade Federal de Pelotas

Mestra em História/UFPel. Bacharela em História e Bacharelanda em Antropologia pela Universidade Federal de Pelotas-UFPel.

Publicado

12-08-2018

Cómo citar

LOPES, A. E. M.; SCHMIDT, M. R. OS TRABALHADORES NO FRIGORÍFICO ANGLO DE PELOTAS NO ACERVO DA DELEGACIA REGIONAL DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO SUL: HISTÓRIA, MEMÓRIA E FOTOGRAFIA. Tempos Históricos, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 398–423, 2018. DOI: 10.36449/rth.v22i1.17930. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/17930. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos