A Liberdade, os inconfidentes mineiros e a ditadura militar entre 1964 e 1968
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v12i2.2214Palabras clave:
Imaginário, Ditadura, Inconfidência Mineira, liberdade, memóriaResumen
A característica fundamental de uma ditadura, o que faz com o que este tipo de governo se diferencie de outros, é a supressão de liberdades. Para que qualquer governo perdure, seja ele ditatorial ou não, o apoio do máximo de classes sociais possível é fundamental. No caso da Ditadura Militar atravessada pelo Brasil entre 1964-1984, as liberdades individuais foram duramente restringidas, atingido seu ápice com a promulgação do AI- 5. Em uma das formas de incutir uma noção de luta contra a opressão e até de dar uma certa maquiagem de liberdade ao governo, a História da Inconfidência Mineira foi por vezes invocada e adaptada. Este estudo analisa brevemente a dimensão da liberdade pretendida pelos inconfidentes e alguns dos modos como foi explorado esse mote por atores, situacionistas ou oposicionistas, que viveram a ditadura militar antes da promulgação do AI-5, por meio de textos publicados pelo jornal Estado de Minas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.