Trabalho e Imigração: Experiências a partir das narrativas de imigrantes haitianos no Oeste do Paraná

Autores/as

  • Joselene Ieda Santos Lopes Carvalho Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v24i1.25106
Agencias de apoyo
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001

Palabras clave:

Trabalho, Imigração, Haitianos, História Oral.

Resumen

Resumo:

Neste texto busco discutir a presença de imigrantes haitianos na cidade de Cascavel no oeste do Paraná e suas experiências levando em consideração aspectos geracionais, ou seja, Jean que imigrou em 2012 e que possuía 54 anos quando foi entrevistado e Mike que imigrou em 2017 e possuía 22 anos. Desta forma, busco discutir: i) como a partir do processo de imigração vivenciado de maneira semelhante e o trabalho no frigorífico incidem para experiências contraditórias acerca da expectativa de vida; ii) como a presença de imigrantes haitianos modificaram o cenário da agroindústria da carne no oeste do Paraná e destacar as pressões vividas por estes trabalhadores; iii) e por fim, como a partir da História Oral, as narrativas podem demonstrar o processo de consciência de classe destes trabalhadores que cotidianamente são relembrados da condição de imigrante em que estão sujeitos na sociedade.

Biografía del autor/a

Joselene Ieda Santos Lopes Carvalho, Unioeste

Doutoranda em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Vinculada à Linha de Pesquisa de Trabalho e Movimentos Sociais. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Email:joohieda@hotmail.com. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-4210-2027

Citas

BAENINGER, Rosana; PERES, Roberta; FERNANDES, Duval; SILVA, Sidney; ASSIS, Gláucia; CASTRO, Maria da Consolação; COTINGUIBA, Marília (orgs). Imigração haitiana no Brasil. Jundiaí, Paco Editorial: 2016.

BOSI, Antonio.; VARUSSA, Rinaldo José. “Trabalhadores e trabalho no Oeste do Paraná”. In: Relatório técnico final. Fundação Araucária, Fevereiro de 2009.

CALEGARI, Jorge O. Codemò: escravos sem grilhões: vida operária ao redor da zona franca CODEVI em Ouanaminthe. Dissertação de Mestrado- Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 2014.

COGGIOLA, Osvaldo: Haiti: terremoto, colonização e resistência. In: O olho da História, n.14, Salvador, junho de 2010.

JOSEPH, Handerson. A historicidade da (e)migração internacional haitiana. O Brasil como novo espaço imigratório. In: Périplos: Revista de Investigación sobre Migraciones. Volume 01- número 01-2017.

MARTINS, José Renato; SOUZA, Maria Adélia; ARAUJO, Danielle Michelle; ZOMICHANI JUNIOR, James. Diáspora haitiana: da utopia à realidade. Foz do Iguaçu- PR: Gráfica Grapel, 2014.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

SASKEN, Saskia. Expulsões: brutalidade e complexidade na economia global. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

SAYAD, Abdelmalek. A Imigração ou os Paradoxos da Alteridade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

SEGUY, Franck. A catástrofe de janeiro de 2010, a “internacional comunitária” e a recolonização do Haiti. Tese de Doutorado – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas, SP: 2014.

THOMSON, Alistair. Histórias (co)movedoras: história oral e estudos de migração. Revista Brasileira de História. São Paulo, ANPUH/Humanitas/FAPESP nº44, vol. 22, 2002.

Publicado

23-10-2020

Cómo citar

CARVALHO, J. I. S. L. Trabalho e Imigração: Experiências a partir das narrativas de imigrantes haitianos no Oeste do Paraná. Tempos Históricos, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 165–182, 2020. DOI: 10.36449/rth.v24i1.25106. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/25106. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático