As relações familiares estabelecidas no cativeiro e no pós-abolição em Palmas-PR
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v16i1.7942Palabras clave:
Escravidão, tutela, ingênuos, relações familiares escravas e Paraná.Resumen
O presente trabalho tem por objetivo reconstruir trajetórias de vida de famílias escravas e de seus descendentes que viveram na região de Palmas-PR. Para tanto, o corpus documental utilizado para a análise das relações familiares no cativeiro são os registros paroquiais, como os assentos de batismo, casamento e óbito da Paróquia da Freguesia do Senhor Bom Jesus de Palmas (1843-1890). Para o momento posterior ao 13 de maio de 1888, optamos pelos processos de tutela envolvendo ex-escravas e ingênuos. Além disso, recorremos à análise dos inventários post-mortem dos proprietários de Palmas (1859-1889) e dos processos criminais (1848-1889) existentes no Arquivo do Fórum Municipal de Palmas. Mesmo com uma pequena escravaria ao longo da segunda metade do século XIX, os campos de Palmas vivenciaram relações familiares envolvendo escravos.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.