PORTO ALEGRE E O PROBLEMA DAS “MATERIAS FECAES”: O SERVIÇO DE ASSEIO PÚBLICO E A CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA REDE DE ESGOTO NA CAPITAL DO RIO GRANDE DO SUL (1879-1912)
DOI :
https://doi.org/10.36449/rth.v20i1.13551Résumé
O objetivo deste texto consiste em abordar uma parte da história do saneamento na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Nesta cidade, o problema da coleta e descarte das “materias fecaes” ganhou importância na segunda metade do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. Inicialmente, o problema foi atacado com o serviço de Asseio Público, criado em 1879, e posteriormente, com a construção da primeira rede de esgoto, concluída em 1912. O artigo explora o desenvolvimento do saneamento na capital sul rio-grandense e analisa o trabalho do poder público municipal na promoção da salubridade urbana, através do Asseio Público e da construção da primeira rede de esgoto. A posição dos médicos e engenheiros a respeito do saneamento também é contemplada pelo artigo que usa os documentos da Câmara Municipal de Vereadores, os Relatórios da Intendência e o jornal A Federação como fontes documentais para abordagem do tema.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.