A “LEI DO BOI” E A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E PROPRIEDADE: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
DOI :
https://doi.org/10.36449/rth.v21i2.16180Résumé
Este artigo busca analisar a relação entre propriedade rural e educação, institucionalizada através da Lei Federal nº 5.465, de 3 de julho de 1968, conhecida como “lei do boi”. A referida lei, revogada em 1985, estabeleceu um sistema de reserva de vagas, nos cursos de Agronomia e Veterinária mantidos pela União, em seus níveis técnico e superior para candidatos que comprovassem relação com a agropecuária, em especial títulos de propriedade. Proposta pelo Deputado Federal Ultimo de Carvalho (PSD-MG), declarado defensor da propriedade privada e da qualificação da força de trabalho pela educação, a lei foi promulgada em pleno desenvolvimento da agricultura capitalista. Partindo dessas premissas, a pesquisa analisou uma instituição destinatária da “lei do boi”, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, de forma a investigar, durante sua vigência, quem foram os maiores beneficiários da lei.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.