OS MOVIMENTOS FEMINISTA E COMUNISTA NO BRASIL: HISTÓRIA, MEMÓRIA E POLÍTICA
DOI :
https://doi.org/10.36449/rth.v21i2.17245Mots-clés :
Feminismo, PCB, Memória, HistóriaRésumé
O artigo é resultado de uma pesquisa de doutorado em andamento, realizada na Universidade Federal Fluminense (UFF), sob orientação da professora doutora Rachel Soihet. O texto analisa a militância feminista de mulheres do Partido Comunista Brasileiro (PCB) de 1949 até 1975. Em 1949, mulheres ligadas ao partido fundaram a Federação de Mulheres do Brasil (FMB), com o objetivo de construir um movimento feminino nacional e unificado; em 1975, provavelmente em decorrência das experiências vividas, o PCB publicou um texto de autocrítica legitimando o feminismo. A partir de então, passou a atribuir conotações positivas ao movimento. Objetiva-se, portanto, analisar as formas de resistência feminina desenvolvidas por mulheres pecebistas no período em tela, com a finalidade de elencar novos elementos para a compreensão da história do feminismo no Brasil, especialmente em sua relação com o PCB.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.