A LIGA: RESISTÊNCIA E ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DOS TRABALHADORES RURAIS (1962-64)
DOI :
https://doi.org/10.36449/rth.v22i1.17756Mots-clés :
Imprensa, Movimentos sociais rurais, Questão AgráriaRésumé
O presente trabalho analisa a atuação das Ligas Camponesas no campo brasileiro, discutindo a função do semanário A Liga na organização dos trabalhadores rurais. Para tanto, dividimos o artigo em seis partes: a primeira foi dedicada à análise da constituição do movimento, abordando suas estratégias de luta, seus principais teóricos e dirigentes, sua relação com o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e seus conflitos internos; na segunda, apresentaremos as principais características do semanário, discutindo suas alterações estruturais no decorrer das primeiras edições; na terceira, analisamos as estratégias argumentativas utilizadas para a caracterização das concepções de luta do PCB e da atuação da Igreja no campo brasileiro; na quarta, avaliaremos o papel do camponês no, e para o periódico; na quinta, exporemos como o periódico caracterizou o campo brasileiro; por fim, discutiremos como o periódico abordou o imperialismo norte-americano e quais países eram apresentados como modelos no trato da questão agrária. Adotando como referências teórico-metodológicas as ideias desenvolvidas por Jean-Noël Jeanneney, Norman Fairclough, Regina de Luca, Cruz e Peixoto, procuramos fazer uma análise bidimensional do discurso desse periódico, discutindo tanto sua estrutura textual – vocabulário, coesão e estratégia textual – como a conjuntura político-econômica na qual se inseria.A Liga: resistência e organização política dos trabalhadores rurais (1962-64)Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.