TERRAS NACIONAIS E DEVOLUTAS COMO FONTE DE RECEITA PARA O ESTADO
DOI :
https://doi.org/10.36449/rth.v22i1.18113Mots-clés :
Terras devolutas-comercialização-propriedade privadaRésumé
O governo Republicano, quando assumiu o poder político no Rio grande do Sul, desencadeou um processo de comercialização das terras consideradas devolutas, as quais se concentravam na parte norte do estado, passando a ser utilizadas como fonte de receita para o tesouro público. Entretanto, tais territórios eram habitados por posseiros caboclos e indígenas que, em função dessa ação governamental, entraram em conflito com as autoridades locais e entre si. Com a comercialização das áreas devolutas ocorreu uma ampliação da ocupação com pessoas vinda de outras regiões, principalmente imigrantes ou seus descentes, gerando novos conflitos com os posseiros.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.