POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEIGOS NA DITADURA CIVIL-MILITAR E A MEMÓRIA DE EDUCADORES NO SERTÃO DA BAHIA (1967 – 1983)
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v22i2.19565Palavras-chave:
Professores Leigos. Educação rural. Formação Docente. Ditadura Civil-Militar.Resumo
Resumo: Durante as décadas de 1960 a 1980, período de ditadura civil-militar no Brasil, foram criados programas de formação de professores com o objetivo de titular os chamados professores leigos. Um destes foi o “Programa de Aperfeiçoamento do Magistério Primário” – PAMP. Este artigo apresenta algumas reflexões acerca das ações deste programa aplicadas em áreas rurais da cidade de Guanambi, localizada no semiárido baiano. Nossas fontes foram os documentos oficiais do referido programa, artigos acadêmicos escritos nos anos 1980 que trataram da análise da política de formação de professores leigos e depoimentos de cinco docentes que participaram de cursos promovidos pelo PAMP naquele período. Analisamos a estrutura organizativa desta política educacional em articulação à evocação das memórias das experiências das educadoras e educadores guanambienses estudados para tratar das divergências entre o proposto formalmente e o vivido por aqueles docentes.
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