PRONERA, EDUCAÇÃO DO CAMPO E A FORMAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL DE JOVENS TRABALHADORES RURAIS NO SUDESTE DO PARÁ
DOI :
https://doi.org/10.36449/rth.v23i1.20682Mots-clés :
Educação do Campo, Formação Técnico-Profissional, PRONERARésumé
Apresentação de resultados e impactos promovidos pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), no período de 1998 a 2011, como expressão da rede política-pedagógica através da qual se materializa o Movimento Nacional em Educação do Campo. Descrição de experiencias do Projeto de Curso de Ensino Médio Técnico-Profissional em Agropecuária do PRONERA (EMEP), realizadas no sudeste do Pará, como parte de uma parceria histórica entre movimento camponês e a universidade, que toma a educação como prática social integrada à luta pela terra e reforma agrária. Reflexão sobre importância da formação técnico-profissional da juventude camponesa numa perspectiva que ultrapasse a formação tecnicista e conteudista.
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