Falcão Negro em Perigo: a versão imperial do conflito Somali
DOI :
https://doi.org/10.36449/rth.v13i2.4312Mots-clés :
Estados Unidos, Somália, cinema, imperialismo cultural, guerraRésumé
O artigo analisa o olhar de Hollywood sobre a complexa situação na Somalia, particularmente a intervenção dos Estados Unidos em paralelo com as missıes de paz enviadas pela Organização das Nações Unidas, no filme Falcão Negro em Perigo (Black Hawk Down). O que se busca destacar é a surpreendente simplificação de um conjunto de problemas cuja complexidade mereceria um tratamento um pouco mais amplo e respeitoso, porque se pretende tergiversar de forma grotesca a respeito de uma ação
internacional dos Estados Unidos e das Nações Unidas, caracterizada pela soberba, pelo desprezo pela diferença e pela ignorância de elementos políticos e culturais mínimos do
território em que se encontravam. Também se coloca o filme em paralelo com um ocument·rio elaborado pelo canal The History Channel , onde a mentira se torna uma operação prática da política exterior norte-americana dos anos de Bill Clinton. O contraste com os documentos oficiais da ONU e de ONGs que atuaram no referido território mostra claramente que a intenção do filme é mostrar uma ação imperialista dos Estados Unidos como se fosse um verdadeiro gesto humanitário.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.