Arte e política no cinema de Glauber Rocha: uma análise do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol
DOI :
https://doi.org/10.36449/rth.v15i1.5704Mots-clés :
arte, política, cinema novo, Glauber RochaRésumé
Este artigo discute a relação existente entre arte e política na cinemática de Glauber Rocha, tendo como foco de análise a obra Deus e o Diabo na Terra do Sol. Criador do Cinema Novo no Brasil, Glauber propõe um sistema que retrate a realidade nacional através de um realismo quase socialista. Fome, religião e miséria tornam-se constante nas obras do cineasta, além de evidenciar uma cultura brasileira fortemente marcada pelos costumes africanos. Surgido no final dos anos 1950, início dos anos 1960, seu Cinema Novo caracterizava-se pela busca de uma linguagem e uma técnica cinematográfica genuinamente brasileira, que deveria retratar todas as nossas limitações e todo o nosso subdesenvolvimento buscando assim superá-los, procurando aproximar a arte cinematográfica do público. Seu filme Deus e o Diabo na terra do Sol, por exemplo, evidencia essa perspectiva de um cinema puramente nacional.Téléchargements
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