Construções e reconstruções: uma ressignificação do olhar para com as musas
DOI :
https://doi.org/10.36449/rth.v15i1.5705Mots-clés :
musas, beleza, bonecaRésumé
Este trabalho versa sobre a construção ideológica de mulheres musas, beleza, da relação de consumo desta imagem e de como ela se estabelece no imaginário social. Ser musa, diva, estrela de cinema significava tornar-se também mito. Muitos artifícios vão transformar esta diva em um ser quase sobrenatural perante o olhar do outro. Greta Garbo, Marlene Dietrich, Ava Gardner, Jane Russel, Brigitte Bardot entre muitas outras se tornam profissionais das telas capazes de incorporar a atração imediata. É por meio do cinema e das diversas mídias visuais que se constrói uma falsa democracia da beleza e a ilusão de que um dia, pessoas comuns poderiam também tornar-se referenciais. Entre estas, uma se destaca por não ser humana. Barbie, uma boneca, apareceu em uma década de extrema exaltação da beleza feminina e incorporou um pouco de cada uma destas beldades.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.