A travessia e a mata: memória, mito e história na imigração italiana para o RS
DOI :
https://doi.org/10.36449/rth.v2i1.6844Mots-clés :
HistóriadoBrasil, Históriado Rio Grande do Sul, História da Imigração Italiana no RS.Résumé
Os relatos sobre os primórdios da colonização italiana no RS insistem sobre as dificuldades da travessia transatlântica e os sofrimentos dos colonos, abandonados pelas autoridades, quando do estabelecimento nas glebas coloniais, em terras bravias e isolados, cobertas por florestas. A historio grafia tem retomado a criticamente essas interpretações, reforçando os mitos da epopeia colonial produto do esforço desbravador individual do imigrante itálico, devido à sua predisposição atávica ao trabalho. E mascara-se, assim, o rico, complexo e contraditório processo histórico real. O presente artigo propõe releitura desses fenômenos, enquadrando-os no contexto histórico objetivo, itálico e brasileiro, através da confrontação da tradição oral com outras fontes históricas.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.