O mito da descentralização política: as experiências de gestão pública e o confronto com práticas sociais perversas
DOI :
https://doi.org/10.36449/rth.v8i1.8058Mots-clés :
Centralização, Democracia, Participação, DescentralizaçãoRésumé
Este artigo trata das novas práticas sociais expressas na participação da população em espaços de debate visando à elaboração de políticas públicas. São experiências democráticas engendradas a partir da descentralização político-administrativa, iniciada no final da década de 80 e consolidada durante a década de 90. Estas novas práticas são baseadas na interação entre governo e sociedade, significando a possibilidade da construção de novas relações de poder. O artigo mostra que as características históricas e sociais dificultam a construção de novas relações de poder, com destaque para a centralização política e administrativa que marcou a história da sociedade brasileira desde a colonização e que foi reforçada em períodos autoritários, quando a participação da sociedade foi desestimulada, gerando a apatia política. O instrumento de análise é o Fórum de Desenvolvimento Local do município de Paraty/RJ, no qual a adesão de alguns grupos é difícil devido à tendência do governo local em centralizar as decisões, gerando o sentimento de ineficácia política.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.