A escola da aldeia: imagens jocosas e de caos sobre a instrução de primeiras letras na iconografia europeia protestante dos séculos XVI e XVII
The village school: humorous and chaotic depictions of early literacy instruction in sixteenth and seventeenth-century protestant european iconography
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v29i1.34347Palavras-chave:
Instrução de Primeiras Letras, Europa Moderna, IconografiaResumo
O artigo aborda a representação da educação nas artes visuais dos Países Baixos e Flandres nos séculos XVI e XVII. Se discute como a iconografia desse período fornece insights valiosos sobre as práticas educativas e a cultura material escolar, especialmente em contextos em que outras fontes históricas são limitadas. Enquanto algumas representações mostram ambientes escolares organizados e respeitosos, outras ilustram a desordem e a ineficiência das escolas da aldeia, criticando os métodos pedagógicos e o preparo dos educadores. Se enfatiza a importância de considerar tanto as imagens quanto os textos que as acompanham para compreender plenamente a crítica social implícita nas obras. Por meio da análise iconográfica de algumas imagens, bem como por meio da discussão sobre as concepções pedagógicas do período, se pretende ampliar a compreensão da História da Educação na Europa moderna, destacando as percepções contemporâneas sobre a instrução de primeiras letras e as críticas sociais refletidas na arte daquele contexto.
Referências
ALPERS, Svetlana. A arte de descrever. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: EDUSP, 1999 [1983].
BELLORI, Gio Pietro. The lives of the modern painters, sculptors and architects. Tradução de Alice Sedgwick Wohl; notas de Hellmut Wohl; introdução de Tomaso Montanari. Nova York: Cambridge University Press, 2005 [1672].
BLACK, Robert. Education and Society in Florentine Tuscany. Leiden & Boston: Brill, 2007.
BURKE, Peter. Images as Evidence in Seventeenth-Century Europe. Journal of the History of Ideas, v. 64, n. 2, p. 273-296, abr. 2003. DOI: https://doi.org/10.2307/3654129.
CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. Tradução de Guilherme Schlesinger. São Paulo: Editora UNESP, 2014.
CHARTIER, Roger; JULIA, Dominique. L’École au Village. In: CHARTIER, Roger; COMPÈRE, Marie-Madeleine; JULIA, Dominique. L’éducation en France du XVIe au XVIIIe siècle. Paris: SEDES, 1976, p. 3-44.
COMPAYRÉ, Jules Gabriel. Histoire critique des doctrines de l’éducation en France depuis le seizième siècle. Vol. 1. Paris: Librairie Hachette et Cie, 1879.
COOK, Thomas Goldie. History of Education in Europe. Londres: Methuen & Co., 1974.
DEKKER, Jeroen J. H. A republic of educators: educational messages in seventeenth-century Dutch genre painting. History of Education Quarterly, v. 36, n. 2, p. 155-182, 1996. DOI: https://doi.org/10.2307/369503.
DEKKER, Jeroen J. H. Moral literacy: the pleasure of learning how to become decent adults and good parents in the Dutch Republic in the seventeenth century. Pædagogica Historica, v. 44, n. 1-2, p. 137-151, 2008. DOI: https://doi.org/10.1080/00309230701865520.
DEKKER, Jeroen J. H. Images as representations: visual sources on education and childhood in the past. Pædagogica Historica, v. 51, n. 6, p. 702-715, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/00309230.2015.1061565.
DEKKER, Jeroen J. H. & GROENENDIJK, Leendert L. The Republic of God or the Republic of Children? Childhood and child‐rearing after the Reformation: an appraisal of Simon Schama’s thesis about the uniqueness of the Dutch case. Oxford Review of Education, v. 17, n. 3, p. 317-335, 1991. DOI: https://doi.org/10.1080/0305498910170306.
DUSSEL, Inés. Imágenes y visualidad: nuevos campos de investigación para la Historia de la Educación. Historia de la Educación - Anuario, v. 9, p. 1-11, 2008. Disponível em: <http://ref.scielo.org/3psnzh>. Acesso em: 20 out. 2024.
FABER, Riemer. Martin Luther on Reformed Education. Clarion, v. 47, n. 16, p. 376-379, 1998.
FRANCIS, Henry S. Dirk Vellert-Etcher. The Bulletin of the Cleveland Museum of Art, v. 25, n. 1, p. 6-10, 1938. Disponível em: <https://www.jstor.org/>. Acesso em: 4 ago. 2024.
GREEN, Ian. Humanism and Protestantism in Early Modern English Education. Farnham-Burlington: Ashgate, 2009.
GRENDLER, Paul F. Schooling in Renaissance Italy. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1991.
GROENENDIJK, Leendert F. The Reformed Church and Education during the Golden Age of the Dutch Republic. Nederlands Archief Voor Kerkgeschiedenis, v. 85, n. 1, p. 53-70, 2005. DOI: https://doi.org/10.1163/187607505X00047.
HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. O aparecimento da escola moderna. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
HUIZINGA, Johan H. Dutch Civilisation in the Seventeenth Century and other essays. Seleção de Pieter Geyl e F. W. N. Hugenholtz. Tradução de Arnold J. Pomerans. Londres & Glasgow: William Collins & Sons, 1968.
ISRAEL, Jonathan. The Dutch Republic (1477-1806). 1ª reimp. Oxford: Clarendon Press, 1998 [1995].
ORROCK, Amy. Homo ludens: Pieter Bruegel’s Children’s Games and the humanist educators. Journal of Historians of Netherlandish Art, v. 4, n. 2, p. 1-42, 2012. DOI: https://doi.org/10.5092/jhna.2012.4.2.1.
PRAK, Maarten. The Dutch Republic in the Seventeenth Century. Tradução de Diane Webb. 2ª ed. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2023 [2005].
SCHAMA, Simon. O desconforto da riqueza. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1992 [1987].
SNOW, Edward. ‘Meaning’ in Children’s Games: On the Limitations of the Iconographic Approach to Bruegel. Representations, n. 2, p. 26-60, 1983. DOI: https://doi.org/10.2307/2928383.
TUER, Andrew W. History of the Horn-Book. Londres: The Leadenhall Press, 1897.
VAN DER MOLEN, Tom. The Problem of ‘the Golden Age’. CODART [Portal eletrônico], Haia, nov. 2019. Disponível em: <https://www.codart.nl/feature/curators-project/the-problem-of-the-golden-age/>. Acesso em 03 jul. 2025.
ZIRPOLO, Lilian H. Historical dictionary of Baroque art and architecture. 2. ed. Londres: Rowman & Littlefield, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.