Conhecimento Tácito: o caso da Unioeste na criação do Plano de Desenvolvimento do Agente Universitário (PDA)

Autores

  • Amarildo Jorge da Silva
  • Bruna Danielle Moreira Paz

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v20i2.15690

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento

Resumo

O objetivo precípuo do artigo é compreender sistemicamente o processo de conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito do Agente Universitário da Unioeste. Toma-se como objeto de estudo o Plano de Desenvolvimento do Agente Universitário (PDA) proposto pela Pró-reitoria de Recursos Humanos e pela Reitoria da Unioeste em outubro de 2012. A estratégia de pesquisa foi o uso do Estudo de Caso e do Modelo SECIde conversão do conhecimento de Nonaka e Takeuchi. O artigo foi construído teoricamente ancorado na gestão do conhecimento e no paradigma sistêmico de compreensão do mundo. Os resultados da pesquisa apontam que de fato, a transformação de expertises individuais em expertises coletivas aumentam a capacidade organizacional nos aspectos de eficiência, eficácia, economicidade e efetividade no alcance de resultados organizacionais. Conclui-se que o grande desafio gerencial do século XXI é buscar esta transformação.

Palavraschave: Conhecimento Explícito, Gestão, Expertise.

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Publicado

07-12-2016

Como Citar

SILVA, A. J. da; PAZ, B. D. M. Conhecimento Tácito: o caso da Unioeste na criação do Plano de Desenvolvimento do Agente Universitário (PDA). Informe GEPEC, [S. l.], v. 20, n. 2, p. p. 172–184, 2016. DOI: 10.48075/igepec.v20i2.15690. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/15690. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos