Sobre a Revista
Políticas Editoriais
- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Conselho Editorial
- Indexadores da Revista
- Política de Detecção de Similaridade
Foco e Escopo
A Revista Ideação é uma publicação semestral do Centro de Educação, Letras e Saúde da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu. Trata-se de um periódico interdisciplinar que se concentra nas áreas de Educação, Letras e Humanidades. A revista recebe contribuições com a perspectiva de divulgar a produção científica e aproximar pesquisadores das referidas áreas. Possui abrangência nacional, tanto em sua distribuição como em seu conteúdo. Publica artigos ou ensaios, resenhas, debates, comunicações e entrevistas.
Perspectivas
O fortalecimento e a expansão deste veículo de divulgação científica é um dos objetivos principais. Para tanto, buscar-se-á ampliar sua divulgação junto ao maior número possível de projetos similares. Uma vez consolidada em âmbito nacional, a Revista Ideação buscará efetivar sua abrangência internacional, consolidando inicialmente o intercâmbio entre os paises do conesul, dado o posicionamento estratégico de sua localização, em Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira.
Políticas de Seção
Artigos
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Resenhas
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Ensaios
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Entrevista
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
Inicialmente é realizada uma avaliação técnica quanto à normatização das contribuições e sua equivalência às normas do periódico e também ao escopo do periódico, além de uma prévia detecção de similaridade.
As propostas de avaliação são realizadas por pares especializados na temática da submissão. São submetidas a pelo menos dois pareceristas ad hoc ou membros do conselho editorial, sendo a titulação mínima de mestrado para realização da avaliação. No caso de pareceres divergentes, uma terceira avaliação é realizada. Todo processo de avaliação é cego, e se garante o anonimato tanto de autores como dos avaliadores. Estimulamos o uso de detectores de similaridades também pelos avaliadores.
Reiteramos o compromisso com a divulgação científica e a política de tolerância zero em relação ao plágio acadêmico.
Periodicidade
Semestral
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Todos procedimentos da Revista Ideação são GRATUITOS: submissão, avaliação e publicação.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Conselho Editorial
Adriana Zilly
CELS - Centro de Educação, Letras e SaúdeUnioeste
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu
Alessandra Rosa Carrijo
CELS – Centro de Educação, Letras e Saúde
Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu
Arminda Rachel Botelho Mourão
Faculdade de Educação
UFAM – Universidade Federal do Amazonas
Carla Macedo Martins
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venancio
Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz
Consuelo Uribe Mallarino
Faculdade de Sociologia
Pontificia Universidade Javeriana – Colômbia
Dermeval da Hora
AFAL - Associação de Linguística e Filologia da América Latina
UFPB – Universidade Federal da Paraíba
Dermeval Saviani
Faculdade de Educação
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
Djalma Thurler
CULT - Centro de Pesquisa Multidisciplinar em Cultura
UFBA - Universidade Federal da Bahia
Euclides Marchi
UNICEMP - Centro Universitário Positivo
UFPR – Universidade Federal do Paraná
Fabiany Tavares Silva
Faculdade de Educação
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Felipe Botelho Corrêa
Faculdade de Artes e Humanidades
Universidade King’s College London
Fernando José Martins
CELS – Centro de Educação, Letras e Saúde
Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu
Isis Ribeiro Berger
CELS – Centro de Educação, Letras e Saúde
Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu
Ivani Catarina Fazenda
Programa de Pós-Graduação em Educação
PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Jacob Blanc
Escola de História, Clássicos e Arqueologia
Universidade de Edimburgo
João Wanderley Geraldi
Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
Juan Carlos Villa Soto
Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências e Humanidades
UNAM - Universidade Nacional Autônoma do México
Julia Malanchen
CELS – Centro de Educação, Letras e Saúde
Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu
Luciana Aparecida Fabriz
CELS – Centro de Educação, Letras e Saúde
Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu
Marcel Bursztyn
Centro de Desenvolvimento Sustentável
UnB - Universidade de Brasília
Maria Paula Meneses
Centro de Estudos Sociais
UC - Universidade de Coimbra
Marymárcia Guedes
Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, Departamento de Lingüística
UNESP - Universidade Estadual Paulista - Araraquara
Michael Lowy
CNRS - ConselhoNacional de Pesquisa Científica
Escola de Estudos Superiores em Ciências Sociais - França
Regina Coeli Machado e Silva
CELS – Centro de Educação, Letras e Saúde
Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu
Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho
CELS – Centro de Educação, Letras e Saúde
Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu
Robert Frodeman
Departamento de Filosofia e Religião
Universidade do Norte do Texas
Roberto Follari
Faculdade de Ciências Políticas e Sociais
Universidade Nacional de Cuyo – Argentina
Rosane Andrade Berlinck
Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, Departamento de Lingüística
UNESP - Universidade Estadual Paulista – Araraquara
Rui Canário
Instituto de Educação
Universidade de Lisboa – Portugal
Sérgio Lessa
Centro de Ciencias Humanas, Letras e Artes – Departamento de Filosofia
UFAL - UniversidadeFederal de Alagoas
Sonia Maria Lazzarini Cyrino
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
Uskali Mäki
Centro de Excelência
Universidade de Helsinque
Viviane Gontijo
Faculdade de Artes e Ciências - Língua e Literaturas Românicas
Universidade de Harvard
Yolanda Rodríguez González
Departamento Acadêmico de Comunicação - Seção de Comunicação
PUC - Pontifícia Universidade Católica do Peru
Zaida Azeredo
Mestrado em Saúde e Intervenção Comunitária
Instituto Piaget – Portugal
Indexadores da Revista
Crossref
Diadorim – Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
DOAJ – Directory of Open Access Journals
ERIH PLUS – European Reference Index for the Humanities and Social Sciences
EuroPub – Directory of Academic and Scientific Journals
EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliothek – University Library of Regensburg – Universität München
Google Acadêmico
LATINDEX – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LatinREV – Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades
LivRe – Revistas de Livre Acesso
MIAR – Matriz de Información para el Análisis de Revistas – Universitat de Barcelona
PKP-Index – Public Knowledge Project – Universidade de British Columbia – Canadá
Portal de Periódicos Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior
REDIB – Red Iberoamericana de Inovacción y Conocimiento Científico
ResearchBib – Academy Resource Index
ROAD - Directory of Open Access scholarly Resources
Sumários de Revistas Brasileiras - Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão
WorldCat – Online Computer Library Center (OCLC)
Política de Detecção de Similaridade
A revista Ideação tem uma política de tolerância de cerceamento ao plágio acadêmico, para tanto volta-se ao uso preliminar de dispositivos para detecção de similaridades. Para tanto, os manuscritos submetidos são avaliados pelo software CopySpider pela equipe técnica. Em qualquer detecção de parágrafos copiados sem a devida referência, o documento é devolvido aos autores. Em consonâncias com as agências nacionais, as ações e orientações se encontram de acordo com as Diretrizes básicas para a integridade na atividade científica. A revista Ideação também identifica e se contrapõe à prática de autoplágio acadêmico. As situações identificadas, salvaguardados o direito ao contraditório e de defesa, são passíveis de penalização junto à revista Ideação, com até suspensão/banimento de publicação por parte do autor. Para todos os procedimentos são observadas as normativas institucionais e legais que versam sobre a temática.