Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).

  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.unioeste.br) estão ativos e prontos para clicar.

  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e NÃO em seu final.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores (Português)

Ideação é um periódico interdisciplinar que recebe trabalhos originais inéditos (artigos originais, resenhas e entrevistas) nas áreas de Educação, Letras, Saúde e Humanidades.

Para submeter um trabalho à revista Ideação, o autor deve se cadastrar no Sistema.

A Ideação não cobra nenhuma taxa para submissão, avaliação ou publicação.

A seguir, seguem as diretrizes gerais para a submissão de seu trabalho. Em caso de  dúvidas, enviem mensagem para: ideacao@yahoo.com.br

 1) Sobre a submissão

As submissões devem ocorrer via sistema e todos os autores devem estar cadastrados e indicados como autores na submissão inicial, embora apenas um seja o responsável pela submissão e indicado para correspondência. Não será admitida inclusão de autores após o aceite.

No preenchimento dos metadados, atentar para o preenchimento de todos dados.

2) Sobre o manuscrito a ser submetido

Podem ser submetidos para publicação trabalhos originais inéditos que se enquadrem na política editorial da revista e se classifiquem nos gêneros:

  • Artigos originais que apresentem resultados de pesquisas inéditas, deverão tratar de temas teóricos ou práticos.
  • Ensaios –Exposição e discussão de ideias e pontos de vista sobre determinado tema, apresentando originalidade no enfoque do assunto tratado.
  • Resenhas de livros publicados no Brasil, em 1ª edição, há, no máximo, 2 anos, e no exterior, há, no máximo, 3 anos;
  • Traduções de artigos ou ensaios que representem contribuição para os campos do saber que fazem parte do escopo da revista. Devem ser acompanhados de autorização do autor/periódico original.
  • Entrevistas realizadas com intelectuais, pesquisadores e docentes reconhecidos pela sua atuação em sua área do saber, que trate de temáticas abordadas pela linha editorial da revista e do interesse da sociedade.

Os trabalhos (artigos e resenhas) podem ser escritos em português, inglês ou espanhol e devem ter extensão .doc ou .docx.

Apresentação

Papel tamanho A4 (21 cm X 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. A fonte deverá ser Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, parágrafo justificado com recuo de 1,5 cm. O arquivo não deve ter marcas de formatação (estilo, tabulações) nem numeração de páginas, com no máximo 8000 palavras.

estrutura da versão inicial do artigo deve ter:

  • Título (no máximo, 15 palavras) em português, inglês ou espanhol (conforme a língua usada no corpo do texto) e em inglês fonte tamanho 16;
  • Resumo (de 100 a 250 palavras), apresentando objetivos, referencial teórico, resultados e conclusão, em fonte tamanho 10, espaço simples, sem adentramento, com extensão de 100 a 250 palavras. Resenha não terá resumo;
  • Palavras-chave: três palavras-chave, correspondentes a conceitos gerais do trabalho. Resenhas também devem conter palavras-chave em português, espanhol ou francês (a depender da língua do texto) e as correspondentes em inglês; para área da saúde Decs ou Mesh.
  • É obrigatória a apresentação de Abstract (em inglês), seguido de três palavras-chave (Key words) em inglês.  Atenção: No caso do trabalho ser redigido em língua inglesa, deve-se apresentar resumo também em português.
  • Introdução;
  • Corpo do texto dividido em seções;
  • Duas linhas abaixo das palavras-chave, entrelinhas 1,5, fonte tamanho 12, justificado, adentramento de 1,5. Subtítulos devem ser alinhados à margem esquerda;
  • Conclusão ou considerações finais;
  • Os títulos e subtítulos, grafados em MAIÚSCULO, iniciam-se pela INTRODUÇÃO e terminam com as REFERÊNCIAS.
  • Referências (ver mais informações a seguir)

Referencias:

As referências devem ser organizadas conforme as normas da ABNT - NBR6023

Alinhadas à esquerda, justificadas, sem adentramento. Deverão ser organizadas a partir dos sobrenomes dos autores (dispostos em ordem alfabética) e, no caso de um mesmo autor, na sequência cronológica de publicação dos trabalhos citados, duas linhas após o texto ou os agradecimentos. As referências a obras traduzidas devem trazer a indicação dos créditos de tradução.

Referências a livros

Sobrenome Maiúsculo, primeiras letras dos nomes. Título da obra em itálico, seguido do nome do tradutor, se houver , nome da cidade, seguido de dois pontos, nome da Editora e ano de publicação:

LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

Referências a capítulos de livros

Sobrenome Maiúsculo, primeiras letras dos nomes. Título sem destaque, seguido do título da obra na qual o capítulo se insere em itálico, precedido de In, com dois pontos, identificação da obra e páginas do capítulo.

MISHLER, E.G. Narrativa e identidade: a mão dupla do tempo. In: MOITA LOPES, L.P. e BAST OS, L.C. (Orgs.), Identidade: recortes multi e interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, 2002, p. 97-119.

Referências a artigos de periódicos

Sobrenome Maiúsculo, primeiras letras dos nomes. Título do artigo em redondo, seguido do nome do periódico em itálico, número do periódico e das páginas consultadas.

SAVIANI, D. Teorias pedagógicas contra-hegemônicas. Ideação. v. 10, n.2, 2º. Semestre, 2008. p. 11-28.

Referências a dissertações e teses

Identificação do programa, seguido da instituição, cidade e ano.

CARON, M.F. Os selos da exclusão: efeitos de poder do psicodiagnóstico. Tese de Doutorado em Linguística. Unicamp, Campinas: 2004.

Citações

Segue-se a NBR 10520 da ABNT. O autor deve ser citado entre parênteses, exclusivamente pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação: (NEVES, 2006).

Se houver coincidência de sobrenomes, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: (LIMA, C., 1999) e (LIMA, R., 2002). Se a coincidência persistir, os prenomes devem vir por extenso: (LIMA, Cláudio, 1999) e (LIMA, Camila, 2002).

As citações de obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem vir discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaço: (GIVÓN, 2002a, 2002b). Se o autor estiver citado no texto, apenas a data virá entre parênteses: Neves (2006) admite mais de uma forma...

Obras com até três autores, todos devem ter seus sobrenomes indicados, separados por ponto-e-vírgula (MARTELLOTA; FURTADO; MEDIANEIRA, 2003). Se houver mais de três, indica-se o primeiro sobrenome, seguido de et. al. (MATEUS et al., 1985).

Em citações diretas, a(s) página(s) deverá(ão) seguir a data, após a vírgula e a indicação p.: (NEVES, 2006, p.102). Se o trecho corresponder a um intervalo de páginas, separa-se a inicial da final com hífen: (NEVES, 2006, p.102-110).

A citação direta, de até três linhas, deve estar inserida em um parágrafo comum do texto, entre aspas duplas. As aspas simples serão usadas para indicar citação no interior da citação.

A citação direta, com mais de três linhas, deve constituir parágrafo autônomo, justificado, sem aspas, destacado com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte Verdana, normal, tamanho 10, espaço simples.

Destaques em citações devem ser feitos em itálico e, após o número de página da referência, deve-se usar a expressão [grifo nosso] entre colchetes.

As citações em línguas estrangeiras devem ser traduzidas no corpo do texto com remissão à nota de rodapé em que será transcrito o trecho original. Não há necessidade de indicar que a autoria da tradução é do(s) autor(es) do artigo.

Trechos de outras obras do próprio autor devem ser devidamente referenciados.A autocitação deve ser justificada no contexto e não deve ultrapassar o limite de 15% do total de trabalhos citados.

Notas: devem ser colocadas ao pé da página e numeradas sequencialmente.

O nome do(s) autor(es) deve aparecer apenas no preenchimento dos metadados, quando da submissão. No arquivo inserido,o nome do(s) autor(es) e qualquer forma de identificação de autoria devem ser retirados para permitir a avaliação cega.

Em caso de envio de tradução, o(s) autor(es) deve(m) enviar como documentos complementares: (1) a autorização de publicação do autor do original ou do editor da primeira publicação, caso este detenha os direitos autorais; (2) o texto na língua original. Em caso de original publicado na Web, deve vir a indicação da URL no campo "Comentários ao editor". Em caso de textos originais impressos, estes devem ser escaneados e anexados como documentos complementares.

OS TRABALHOS QUE NÃO SEGUIREM ESTAS ORIENTAÇÕES SERÃO INDEFERIDOS NA AVALIAÇÃO DE DESK REVIEW.

3) Sobre a autoria

São aceitos trabalhos de autores de qualquer titulação. Solicita-se, todavia, que esta esteja indicada nos metadados, em 'resumo de biografia'. 

Em caso de coautoria, os autores devem ser pessoas que contribuíram efetivamente para o trabalho e concordaram com essa indicação, pois assumirão publicamente a responsabilidade pelo conteúdo. 

Cada autor deverá submeter apenas um trabalho por chamada. A publicação de mais de um artigo, com a participação do mesmo autor (mesmo em coautoria), deverá obedecer ao intervalo mínimo de dois anos.

4) Sobre a versão pós-aceite

Nome dos autores: por extenso, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita, um em cada linha, espaçamento simples entre eles (no caso de mais de um autor);

Filiação: em nota de rodapé, puxada do autor, na qual constem titulação, instituição de origem, cidade e estado e o endereço eletrônico do autor;

Financiamento: se o autor recebeu auxílio de órgãos de fomento à pesquisa, deve indicar a agência, em nota de rodapé.

Agradecimentos: opcionalmente, eles podem ser precedidos por este subtítulo e dois pontos, em um único parágrafo, de no máximo três linhas, justificadas, sem recuo, em espaçamento simples, duas linhas após o final do texto;

Informação complementar sobre o texto, em nota de rodapé puxada do título.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.