PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS E PEDAGÓGICOS DO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA (PRONERA)

Autores

  • Deise Mancebo
  • Daise Ferreira Diniz

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v16i2.10000
Agências de fomento
CAPES/INEP-Obeduc

Palavras-chave:

PRONERA, MST, Princípios político-pedagógicos, Educação do campo

Resumo

O texto apresenta e discute a proposta político-pedagógica do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Considera que o Programa retrata um exemplo de política pública que foi gestada a partir das demandas dos movimentos sociais do campo, de modo que sua implementação e ações encontram-se articuladas às demandas e propostas educacionais desses atores sociais, vinculando-se, especialmente, aos princípios educacionais propostos por um dos movimentos que o impulsionou, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O texto divide-se em três partes. Na primeira, discute o campo brasileiro, particularmente, o aprofundamento da produção agrícola, no modelo do agronegócio, como meio de inserção do país na economia mundializada e apresenta o movimento pela reforma agrária no Brasil. Na segunda parte, expõe o papel que a educação desempenha nas lutas do campo, em especial para o MST. Por fim, apresenta-se os princípios político-pedagógicos do PRONERA, tomando por base empírica os sete cadernos elaborados pelos protagonistas do Programa e que compõem a coleção “Por uma educação do campo”.

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Publicado

17-12-2014

Como Citar

MANCEBO, D.; DINIZ, D. F. PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS E PEDAGÓGICOS DO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA (PRONERA). Ideação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 68–93, 2014. DOI: 10.48075/ri.v16i2.10000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/10000. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos