Empreendedorismo na escola: uma possibilidade para projetar e realizar sonhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i1.26995
Agências de fomento
Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Educação Financeira, Cooperativa Mirim.

Resumo

O empreendedorismo na escola é muito pertinente, pois pode articular situações reais e promover o protagonismo, bem como ativar um processo de ensino-aprendizagem por meio da interpretação e enfrentamento de acontecimentos que podem ocorrer dentro ou fora do ambiente escolar. Da mesma forma, pode possibilitar a idealização e a efetivação de determinadas aspirações, tanto individuais quanto coletivas. Portanto, neste artigo, apresentamos um projeto de empreendedorismo realizado em 2018 e 2019 na Escola Municipal Najla Barakat, em Foz do Iguaçu/PR, o qual envolveu vinte e dois estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, e que teve como propósito inicial contextualizar conceitos matemáticos com vistas à realidade vivenciada pelos envolvidos. Na ocasião, apresentamos atividades e desenvolvemos práticas educativas destacando a importância do consumo sustentável e, nesse sentido, compartilhamos conhecimentos sobre diferentes tipos de empreendimentos, além de laborar para a concretização de um sonho coletivo daquela turma, que visava realizar um passeio de formatura a um parque aquático. Teoricamente, o projeto embasou-se em referenciais que versam sobre o empreendedorismo escolar, tais como Dolabela (2003; 2006; 2008) e Dornelas (2014) e, metodologicamente, seguiu princípios do trabalho colaborativo, conforme define Ferreira (2006). Assim, com esse projeto, concluímos que contextualizar o ensino de conceitos matemáticos com a realidade vivenciada pelos estudantes torna a aprendizagem efetiva, e que proceder de modo empreendedor, cooperativo e colaborativo produz muitos resultados positivos, tais como valores, o respeito mútuo, o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e de várias habilidades matemáticas.

Biografia do Autor

Andrielli Jorge da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR, Brasil

Mestranda do PPGEn da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste Campus de Foz do Iguaçu, PR, Brasil

Marcos Lübeck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

Centro de Engenherias e Ciências Exatas - CECE. Curso de Matemática. Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGEn.

Downloads

Publicado

01-01-2022

Como Citar

DA SILVA, A. J.; LÜBECK, M. Empreendedorismo na escola: uma possibilidade para projetar e realizar sonhos. Ideação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 63–79, 2022. DOI: 10.48075/ri.v24i1.26995. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26995. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos