A INFLUÊNCIA DA FÉ NA TERAPÊUTICA HOSPITALAR DA MATERNIDADE DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v17i1.10799Palavras-chave:
Gestação, Complicações na gravidez, Saúde da mulher, Cura pela fé, Pesquisa qualitativa.Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender como a fé ajuda no tratamento terapêutico hospitalar e verificar o processo de tratamento terapêutico e a relação estabelecida com a fé no seu percurso em gestantes internadas em um hospital universitário. Trata-se de um estudo qualitativo, fenomenológico. Os sujeitos do estudo foram 10 gestantes internadas na enfermaria de intercorrências clínicas da referida maternidade. Para a coleta de dados, foram utilizados: a pesquisa de campo e a entrevista estruturada por meio de um questionário com perguntas norteadoras. Todos os procedimentos para execução do estudo obedeceram às normas éticas exigidas pela Resolução no 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. O modo de análise dos dados foi o Fenomenológico. Ao estudar a experiência religiosa, aliada ao tratamento terapêutico medicamentoso, percebe-se que o elo entre as duas contribuiu para a melhora no quadro das gestantes de risco, internadas na Maternidade Maria Barbosa do Hospital Universitário Clemente de Faria, pois a religião ocupa um lugar fundamental na vida das pessoas, pois acreditar significa esperar algo sempre maior e melhor que si próprio.
Descritores: Gestação; Complicações na gravidez; Saúde da mulher; Cura pela fé; Pesquisa qualitativa.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.