LITERATURA INFANTIL: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Hilda Montemór Montemór
  • Michelli Novikoff Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v17i2.12782

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Matemática, Metodologia, Ludicidade,

Resumo

A busca e o aprimoramento de metodologias diferenciadas para o ensino da Matemática têm sido objeto de diversas investigações. Visto que a ludicidade no ensino é uma estratégia facilitadora no processo de ensino e aprendizagem Integrar a Literatura Infantil nas aulas de Matemática é bastante oportuno, já que muitas obras literárias trazem conteúdos matemáticos em sua história. Diante disso, a proposta do artigo em questão é apresentar os benefícios que a correlação entre a Literatura Infantil e a Matemática podem oferecer no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e, ainda, apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o conhecimento e o uso dessa estratégia. Para tanto, foi aplicado um questionário a cinquenta professores da Rede Municipal de Ensino de uma cidade do Vale do Paraíba. Os resultados demonstraram que os professores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental I conhecem e utilizam a Literatura Infantil como estratégia de ensino nas aulas de Matemática, porém, isso não ocorreu nos anos finais. Tais resultados sinalizam a necessidade de capacitar os professores para que o uso dessa estratégia contemple todos os anos do Ensino Fundamental e torne-se efetiva.

Downloads

Publicado

20-12-2016

Como Citar

MONTEMÓR, H. M.; FERNANDES, M. N. LITERATURA INFANTIL: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NAS AULAS DE MATEMÁTICA. Ideação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 137–157, 2016. DOI: 10.48075/ri.v17i2.12782. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/12782. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos