Diretrizes dos organismos multilaterais para a gestão escolar: democracia ou descompromisso?

Autores

  • Silvana Aparecida de Souza

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v4i1.20320
Agências de fomento

Palavras-chave:

gestão escolar - gestão democrática - políticas educacionais

Resumo

O presente texto desenvolve algumas considerações acerca de diversos pontos de aproximação entre as diretrizes de documentos representativos da reforma educacional proposta atualmente por organismos multilaterais, em nível mundial, e a reforma do Estado Nacional no Brasil, no que diz respeito à Gestão Escolar. A partir desse estudo, afirma-se a compreensão de que o modelo de educação proposto em tais documentos acentua as desigualdades sociais na medida em que exime o Estado de sua função reguladora das diferenças sociais, limitando cada comunidade à própria capacidade de financiamento da atividade escolar de seus filhos.

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

DE SOUZA, S. A. Diretrizes dos organismos multilaterais para a gestão escolar: democracia ou descompromisso?. Ideação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 79, 2018. DOI: 10.48075/ri.v4i1.20320. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/20320. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos