O PRAGMATISMO DO ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Donizeth Aparecido dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v19i2.21229
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Ensino Médio, Documentos oficiais, Livros didáticos.

Resumo

Nas últimas décadas, o ensino de literatura tem sido alvo de inúmeras críticas. Muitos professores e pesquisadores da área não hesitam em afirmar que o ensino de literatura é um
problema crítico dos currículos escolares brasileiros. Sobre a problemática relação entre escola e literatura, o professor Edmir Perroti, da Universidade de São Paulo, observa que ela nunca foi fácil pelo fato de a escola ser pragmática e estar voltada à transmissão do saber acumulado. O pragmatismo também aparece como vilão nas críticas de outros professores, transformando-se no principal motivo do fracasso no ensino de literatura, devido à escola privilegiá-lo em vez de
priorizar a fruição literária, que procura despertar o gosto pela leitura. Nesse sentido, pretende-se nesse artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, apresentar uma reflexão sobre as
razões desse pragmatismo que tem prejudicado o ensino de literatura no Ensino Médio, a partir do confronto entre dois elementos importantes que norteiam o ensino da leitura literária: os documentos oficiais do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, e os livros didáticos disponibilizados pelo Governo Federal, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

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Publicado

17-12-2018

Como Citar

DOS SANTOS, D. A. O PRAGMATISMO DO ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS. Ideação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 66–85, 2018. DOI: 10.48075/ri.v19i2.21229. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/21229. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos