TENDÊNCIAS EPISTEMOLÓGICA E METODOLÓGICA DA ÁREA DA INFORMÁTICA EDUCATIVA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Fabio Junior Martins
  • Adriana Zilly
  • Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v19i2.21233
Agências de fomento

Palavras-chave:

tecnologias de informação e comunicação, epistemologia, metodologia de pesquisa.

Resumo

O conhecimento das tendências epistemológicas e metodológicas constituiu uma necessidade premente no âmbito da pesquisa, uma vez que esses elementos norteiam o posicionamento do pesquisador em relação ao objeto de estudo. O computador é um recurso de suporte à aprendizagem e disponibiliza inúmeras possibilidades pedagógicas favoráveis para a educação. Com a Informática Educativa é possível desenvolver soluções tecnológicas pautadas no método científico por meio de um saber sistematizado. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é identificar o estado da arte das pesquisas, em termos epistemológicos e metodológicos, na área da Informática Educativa. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, a partir do banco de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O período estudado compreende os anos de 2014 e 2015 e utilizou-se os descritores informática e educação. Os trabalhos selecionados foram sumarizados e classificados em categorias de acordo com sua tendência epistemológica e metodológica. O estudo apontou que na área da Informática Educativa há uma preferência pela utilização de epistemologia interpretativista e métodos qualitativos.

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Publicado

17-12-2018

Como Citar

MARTINS, F. J.; ZILLY, A.; SILVA-SOBRINHO, R. A. TENDÊNCIAS EPISTEMOLÓGICA E METODOLÓGICA DA ÁREA DA INFORMÁTICA EDUCATIVA: REVISÃO INTEGRATIVA. Ideação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 147–156, 2018. DOI: 10.48075/ri.v19i2.21233. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/21233. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos