ELABORAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA MANUTENÇÃO DO POTENCIAL DOADOR DE ÓRGÃOS

Autores

  • Taís Regina Schapko Centro Universitário União das Américas
  • Andressa de Souza Rodrigues
  • Clarice de Fátima Santos
  • Gabriela Canan Recalde
  • Karen Aline Zilli Couto
  • Priscilla Higashi
  • Silviane Galvan Pereira

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v21i2.22197
Agências de fomento

Resumo

Objetivo: Descrever as experiências vivenciadas no decorrer da elaboração da sistematização da assistência de enfermagem (SAE), voltada para a manutenção do potencial doador de órgãos e tecidos por morte encefálica.  Síntese dos dados: Trata-se de um relato de experiência que descreve aspectos vivenciados durante o desenvolvimento da SAE específica na Unidade de Terapia Intensiva do HMPGL. Através do Histórico de Enfermagem, foram categorizados e estabelecidos 25 diagnósticos de enfermagem, como opção taxonômica foi usado o referencial teórico NANDA. A SAE é a estrutura de organização que pretende dinamizar o trabalho da equipe de enfermagem, direcionando as práticas de cuidar de forma planejada e individualizada, de modo a buscar atender as particularidades de cada pessoa, família ou comunidade. Ressaltando que é uma ferramenta essencial para o enfermeiro alcançar qualidade da assistência, melhorar a comunicação entre a equipe, priorizar as necessidades de cada paciente e ainda desenvolver ações baseadas em conhecimento técnico cientifico. Conclusão: A elaboração da SAE especifica para o potencial doador de órgãos permitiu aos acadêmicos adentrar um pouco mais na rotina de trabalho do enfermeiro, compreender os processos vivenciados, desenvolver um pensamento crítico e determinar os cuidados que o paciente demanda para manter os órgãos viáveis para a doação.

 

Biografia do Autor

Taís Regina Schapko, Centro Universitário União das Américas

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Uniamérica.

Downloads

Publicado

09-04-2020

Como Citar

SCHAPKO, T. R.; RODRIGUES, A. de S.; SANTOS, C. de F.; RECALDE, G. C.; COUTO, K. A. Z.; HIGASHI, P.; PEREIRA, S. G. ELABORAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA MANUTENÇÃO DO POTENCIAL DOADOR DE ÓRGÃOS. Ideação, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 6–18, 2020. DOI: 10.48075/ri.v21i2.22197. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/22197. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiências