ESTUDOS DE CASO EM TREINO PARENTAL PARA FAMÍLIAS EM DESCUMPRIMENTO DE CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Autores

  • Fabiana Albertim Kaiser Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu; Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu
  • Alex Eduardo Gallo Universidade Estadual de Londrina
  • Cynthia Borges de Moura Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0002-0829-6526

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v22i1.22387
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação parental, Análise do comportamento aplicada, Políticas públicas, Família.

Resumo

O objetivo deste estudo foi implementar e avaliar um programa de habilidades parentais em famílias em descumprimento de condicionalidades junto ao Programa Bolsa Família, por abandono escolar entre filhos adolescentes e alta incidência de conflito familiar. O delineamento utilizado foi o estudo de caso. Participaram duas famílias, avaliadas por meio do Inventário de Estilos Parentais – IEP na condição pré e pós-intervenção e no follow up de três  meses. A intervenção foi realizada no domicílio e consistiu de oito sessões nas quais se discutiu: autocontrole e manejo do estresse; práticas parentais positivas e negativas; análise de contingências; limites e disciplina. Os resultados mostraram que em ambas as famílias houve o acréscimo de repertório comportamental nas mães quanto ao estabelecimento e cumprimento de regras, instalação do diálogo como forma de negociação e resolução de conflitos, do fortalecimento de vínculos através do afeto, das atividades conjuntas e do reforço positivo.

Biografia do Autor

Fabiana Albertim Kaiser, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu; Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2005); Mestrado em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (2013). É docente pelo Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu desde 2010 e atua como psicóloga pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, nas áreas clínica e social.

Alex Eduardo Gallo, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (1998), mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006), com período no exterior no Centre for Children and Families in the Justice System - University of Western Ontario (Canadá). Atualmente é professor associado A da Universidade Estadual de Londrina e membro permanente do Mestrado em Análise do Comportamento. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desvios da Conduta, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia forense, violência intrafamiliar e adolescentes em conflito com a lei. 

Cynthia Borges de Moura, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica.

Downloads

Publicado

05-06-2020

Como Citar

KAISER, F. A.; GALLO, A. E.; MOURA, C. B. de. ESTUDOS DE CASO EM TREINO PARENTAL PARA FAMÍLIAS EM DESCUMPRIMENTO DE CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA. Ideação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 177–198, 2020. DOI: 10.48075/ri.v22i1.22387. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/22387. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos