ESTUDOS DE CASO EM TREINO PARENTAL PARA FAMÍLIAS EM DESCUMPRIMENTO DE CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v22i1.22387Palavras-chave:
Educação parental, Análise do comportamento aplicada, Políticas públicas, Família.Resumo
O objetivo deste estudo foi implementar e avaliar um programa de habilidades parentais em famílias em descumprimento de condicionalidades junto ao Programa Bolsa Família, por abandono escolar entre filhos adolescentes e alta incidência de conflito familiar. O delineamento utilizado foi o estudo de caso. Participaram duas famílias, avaliadas por meio do Inventário de Estilos Parentais – IEP na condição pré e pós-intervenção e no follow up de três meses. A intervenção foi realizada no domicílio e consistiu de oito sessões nas quais se discutiu: autocontrole e manejo do estresse; práticas parentais positivas e negativas; análise de contingências; limites e disciplina. Os resultados mostraram que em ambas as famílias houve o acréscimo de repertório comportamental nas mães quanto ao estabelecimento e cumprimento de regras, instalação do diálogo como forma de negociação e resolução de conflitos, do fortalecimento de vínculos através do afeto, das atividades conjuntas e do reforço positivo.
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