DA INVISIBILIDADE DA CRIANÇA À LITERATURA INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Melissa Probst
  • Geórgia Dutra Guazelli
  • Luiz Antônio Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v20i2.23563
Agências de fomento

Palavras-chave:

Contação de histórias, educação da infância, literatura infantil.

Resumo

O presente texto está ancorado em três eixos: conceito de infância, literatura infantil e contação de história. O estudo, de cunho bibliográfico, foi impulsionado por questões que envolvem a prática educativa na educação infantil: o que é a infância, quais meandros possibilitaram a criação de uma literatura voltada à criança, como e porque contar histórias na Educação Infantil, entre outras. Ariès (1981), Coelho (2010), Soares (2008) entre outros contribuíram para as reflexões propostas. Conclui-se que a ação educativa deveria ser pensada numa perspectiva crítica, e que ao longo do tempo os conceitos de infância e literatura infantil foram naturalizados. Numa perspectiva de generalização (da infância e da literatura), desconsideram-se as singularidades do devir criança e da literatura como experimentação. A contação de histórias como experimentação estética pode ser, entre outras, uma possibilidade de extrapolar tais noções, visto que a literatura infantil é gênero textual de expressão de linguagem, que abarca a diferença das personagens, tempos históricos, dimensões culturais e estéticas.

Biografia do Autor

Melissa Probst

Doutora em Educação. Instituto Federal Catarinense (IFC) e Centro Universitário Internacional UNINTER

Geórgia Dutra Guazelli

Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento. Graduada em História. Acadêmica do curso de Pedagogia na UNINTER. Professora da rede pública de ensino de Avaré (SP)

Luiz Antônio Oliveira

Graduado em História pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Acadêmico do curso de Pedagogia Centro Universitário Internacional UNINTER.

Downloads

Publicado

12-11-2019

Como Citar

PROBST, M.; DUTRA GUAZELLI, G.; OLIVEIRA, L. A. DA INVISIBILIDADE DA CRIANÇA À LITERATURA INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ideação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 87–97, 2019. DOI: 10.48075/ri.v20i2.23563. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/23563. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos