DA INVISIBILIDADE DA CRIANÇA À LITERATURA INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v20i2.23563Palavras-chave:
Contação de histórias, educação da infância, literatura infantil.Resumo
O presente texto está ancorado em três eixos: conceito de infância, literatura infantil e contação de história. O estudo, de cunho bibliográfico, foi impulsionado por questões que envolvem a prática educativa na educação infantil: o que é a infância, quais meandros possibilitaram a criação de uma literatura voltada à criança, como e porque contar histórias na Educação Infantil, entre outras. Ariès (1981), Coelho (2010), Soares (2008) entre outros contribuíram para as reflexões propostas. Conclui-se que a ação educativa deveria ser pensada numa perspectiva crítica, e que ao longo do tempo os conceitos de infância e literatura infantil foram naturalizados. Numa perspectiva de generalização (da infância e da literatura), desconsideram-se as singularidades do devir criança e da literatura como experimentação. A contação de histórias como experimentação estética pode ser, entre outras, uma possibilidade de extrapolar tais noções, visto que a literatura infantil é gênero textual de expressão de linguagem, que abarca a diferença das personagens, tempos históricos, dimensões culturais e estéticas.
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